Áreas Estratégicas

Áreas Estratégicas
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Vice-Presidência de Doutrina

ÁREA ESTRATÉGICA DE MEDIUNIDADE

Wanderlei Soares Aguiar

A Área Estratégica de Mediunidade tem por objetivo zelar pelas boas práticas no exercício da mediunidade, sobretudo no que se refere às reuniões mediúnicas de desobsessão, sempre consoante com as orientações do Evangelho de Jesus e da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec; prestar serviço de orientação às outras áreas da FEEES, aos Conselhos Regionais e às Casas Espíritas, sem exercer poder de gerência ou de decisão; organizar e executar eventos ligados à mediunidade, bem como a participar de eventos do Movimento Espírita do Brasil.

Ações em andamento:

ÁREA ESTRATÉGICA DE ATENDIMENTO ESPIRITUAL

Rejane Lemos Teixeira do Nascimento

A Área de Atendimento Espiritual (AAE) objetiva apoiar as Casas Espíritas nas ações fraternas contínuas e planejadas para o atendimento e acolhimento de seus visitantes e frequentadores, oferecendo orientação, consolação, assistência moral e espiritual de acordo com os princípios Doutrinários e Evangélicos. Abrange um conjunto de atividades inter-relacionadas, com características e interfaces naturais. São elas: recepção, atendimento fraterno pelo diálogo, explanação do Evangelho, Caravana fraterna, implantação do Evangelho no lar, irradiação mental, atendimento pelo passe e água fluidificada.

Ações em andamento:

ÁREA ESTRATÉGICA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL ESPÍRITA

Michelle Sales

A Área da Comunicação Social Espírita tem por finalidade promover a divulgação das ações institucionais da FEEES; otimizar a comunicação interna e externa da Federação; buscar espaços nas diversas mídias para veiculação de conteúdos espíritas; assessorar e divulgar os eventos de todas as Áreas Estratégicas e dos Conselhos Regionais Espíritas; gerenciar o informativo A SENDA e a plataforma de comunicação integrada da FEEES; patrocinar a permanente capacitação para as atividades de divulgação, privilegiando as funções midiática, integradora e evangelizadora da Comunicação Social Espírita.

Ações em andamento:

Vice-Presidência de Educação

ÁREA ESTRATÉGICA DE ASSISTÊNCIA E PROMOÇÃO SOCIAL ESPÍRITA

Aline Novaes Prado de Abreu

A APSE tem por finalidade a orientação e a coordenação das atividades e dos serviços de Assistência Social Espírita no Movimento Federativo Estadual. O serviço de Assistência Social Espírita não deve ser confundido com a assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, que é regulada pela Política Nacional de Assistência Social e realizada pelo Sistema Único de Assistência Social, que promove um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para o atendimento às necessidades dos cidadãos.

Ações em andamento:

A APSE mantém em andamento as seguintes ações:

ÁREA ESTRATÉGICA DE ESTUDO DO ESPIRITISMO

Luiz Guilherme Schmidt Castellani

A Área de Estudo do Espiritismo (AEE) tem a finalidade de estimular e promover o estudo continuado da Doutrina Espírita no âmbito da ação federativa. Para atingir sua finalidade, busca-se:
  • incentivar e orientar o processo de organização, implantação e consolidação do estudo regular do Espiritismo nas instituições espíritas;
  • promover debates e a socialização de experiências em eventos regionais e estaduais voltados para o estudo do Espiritismo;
  • fomentar a formação continuada dos trabalhadores da Área;
  • estabelecer, junto às demais áreas estratégicas e aos CREs, rede de informações na administração dos interesses da Área.

Ações em andamento:

ÁREA ESTRATÉGICA DE FAMÍLIA

Regina Cortes

A Área da Família tem como objetivo orientar as famílias nas suas demandas, dúvidas e aflições, buscando o seu fortalecimento, à luz do Evangelho de Jesus e da Doutrina Espírita. Tem caráter de atuação transversal junto às demais áreas da Casa Espírita, com sua atenção totalmente voltada ao acolhimento, consolo, esclarecimento e orientação do grupo. A dinamização das Campanhas permanentes da Família lançadas pela FEB está sob a supervisão da área, que estimula as Casas Espíritas para sua divulgação por meio de palestras, seminários ou encontros da família.

Ações em andamento:

ÁREA ESTRATÉGICA DE INFÂNCIA E JUVENTUDE

Camilla Vazzoler

Além de outras atribuições, compete-lhe: propor, organizar e coordenar as atividades pertinentes à evangelização espírita da criança e do jovem, no âmbito da FEEES; elaborar/compartilhar projetos e a formação de equipes de trabalho para a consecução das suas ações, valorizando o aperfeiçoamento doutrinário-pedagógico dos evangelizadores; viabilizar o protagonismo do jovem na Casa Espírita e no Movimento Federativo; ser canal de permanente interlocução com os CREs, as demais Áreas Estratégicas e as Comissões Regionais/CFN-FEB, com vistas à oferta e coleta de experiências exitosas nesta Área.

Ações em andamento:

ÁREA ESTRATÉGICA DE ARTE

Simone Nunes

Além de outras atribuições, compete-lhe: identificar, organizar e capacitar, pelo desenvolvimento de competências e incentivo aos esforços necessários, amadores e profissionais, para a difusão da Arte Espírita que deve valorizar, em todas as suas expressões, o propósito moralizador do pensamento espírita; promover a Arte Espírita como uma manifestação cultural legítima por meio da arte-educação, a serviço do Bem e do Belo; realizar a interlocução entre a FEEES, a FEB e a ABRARTE, bem como, compartilhar eventos artísticos sintonizados com o Pensamento Espírita, com vistas à construção coletiva de uma desejável sociedade mais justa, inclusiva e solidária. Equipe: Música, Dança, Teatro e Coral.

Ações em andamento: